Processos e controle: as duas chaves para aumentar a produtividade da sua empresa

Administrar uma empresa é uma atividade complexa e que exige trabalho duro e um grande esforço em diversos aspectos.

Mas com a rotina atribulada e o acumulo de tarefas é comum que algumas funções ou áreas acabem sendo negligenciadas, principalmente quando falamos da construção e acompanhamento de processos de trabalho e do controle de dados. Essas áreas estão diretamente ligadas à produtividade e aos resultados da equipe, por isso devem ser priorizadas.

A importância de focar sua atenção nos seus processos de trabalho e no controle de dados

O planejamento dos objetivos, a organização das tarefas e o controle de desempenho, são áreas que precisam estar integradas e necessitam de uma atenção especial por parte do gestor.

Os processos englobam desde o planejamento das metas até a definição de como alcançá-las, bem como a determinação de fluxos de trabalho, tarefas a serem executadas e recursos.

Se algo estiver errado em alguma dessas etapas é muito provável que os retornos sejam inferiores a sua capacidade de produção. Por isso neste aspecto, é importante rever e conhecer cada processo e como ele é realizado, além de ter tudo isso documentado.

Quanto ao controle, podemos destacar essa área como a mais importante, pois é fundamental ter um monitoramento de determinados indicadores, que podem lhe fornecer controle sobre clientes, vendas e sobre os gastos da sua empresa.

Sem um controle efetivo do que acontece na sua empresa é provável que você perca dados importantes, não veja questões que precisem de ajustes ou correções, entre outros.

Um dado que requer acompanhamento, por exemplo, são as atividades telefônicas. Não seria interessante poder verificar quantas ligações seus vendedores realizaram, quantas receberam e de que forma estão gerenciando suas atividades?

Uma dica nesse aspecto é utilizar algumas planilhas para controle, de modo que você possa ter um registro de tudo que foi efetuado para os clientes ou fornecedores. Assim poderá analisar essas informações e propor melhorias.

Vale também eleger outros indicadores que você julgue importante acompanhar e monitorar.

Gostou das dicas? Para te ajudar produzimos um modelo de planilha para controle de ligações, clique abaixo para fazer download e comece agora mesmo a aumentar a produtividade da sua equipe.

Baixar Planilha

Post a comment